comportamento

Desapego de fim de ano em 3,2,1...

novembro 19, 2014 Fe Cardoso 0 Comments

Olá minhas queridas!
 
Fim do ano chegando e também um ótimo motivo para fazer aquela faxina na casa e praticar o DESAPEGO. Já falei sobre este tema aqui e hoje volto a falar para dar algumas dicas de como efetivamente fazê-lo. Parece que não, mas muitas pessoas tem dificuldade em doar ou vender coisas que há anos não tem mais utilidade. Se apega em frases como: "e se eu precisar?", "deixa ai pra quando eu emagrecer", "guarda pro segundo filho" entre outras desculpas. 
 
 
Eu sou suspeita em falar sobre o assunto, adoro praticar desapego, acho que porque desde que casei moro em apartamento o que me incentivou ainda mais não acumular coisas por mais de um ano sem uso. Eu sei ,nem sempre é fácil, mas temos que começar e hoje eu trago algumas dicas de como fazer.
 
Dar uma geral: separe um dia, pegue algumas sacolas e vai passando em cada cômodo da sua casa e separando todos os itens que você efetivamente não usa a mais de 6 meses pelo menos. Sim, não vou falar só de roupas neste post não, vamos desapegar geral.
 
Quarto dos adultos : olhe todas as roupas dos cabides e gavetas, retire sem dó todas as peças, acessórios, bolsas, calçados, roupas de cama e toalhas de banho que estão em bom estado e você não tem usado a pelo menos 6 meses. Separe também as bem velhinhas, rotas que não serve pra ninguém pra descarta-las.
 
Feito isso você tem algumas opções :
 
- doar pra alguma instituição que você conheça
- vender em sites como www.enjoei.com.br e fazer uma graninha
- fazer um encontro com as amigas e propor que elas também tragam suas coisas pra fazerem trocas, essa com certeza iria ser bem divertido.
 
Quarto das crianças: Separe todos os brinquedos quebrados, papelzinhos entre outros que não tem serventia e descarte-os, organize os demais nas caixas, retire os ursos, bolsinhas, bonecas entre outros pra lavar e quando seu filho chegar da escola, incentive-o a separar os brinquedos que ele não brinca mais e gostaria de doar pra outras crianças, isso é ótimo gente, já planta essa prática na vida do seu filho e ele nunca será um adulto acumulador e aprenderá o valor de compartilhar também. Já são dois anos em média que a Julia faz essa prática numa boa e eu fico super orgulhosa dela, muito bacana.
 
Separe as roupas, aquelas novas que seu filho perdeu porque cresceu e aquelas que estão super gastas. Algumas se você já tem outro filho pode ser aproveitada quando estiver na idade e as outras que você poderá doar ou realmente descartar, como meias encardidas, camisetas super manchadas, rasgadas, não tem utilidade pra ninguém então descarte.
 
Feito isso você tem algumas opções:
 
- deixar na brinquedoteca do prédio
- doar pra alguma instituição que você conheça
- vender em algum site ou você mesmo via redes sociais
- fazer troca entre os filhos do seus amigos, quem sabe no mesmo dia que for fazer com suas amigas.
 
Sala de estar / jantar: enfeites velhos e encardidos do tempo, flores artificiais já feinhas, capa de almofadas super desbotada, quadro amarelado, tapete velho, que tal descartar tudo e dar uma renovada na decoração? Hoje em dia você pode fazer uma boa pesquisa pela internet e achar locais com preços que caibam no seu bolso pra fazer essa repaginada na suas  salas. Vale a pena!
 
Cozinha / Lavanderia: pegue a escada e olhe bem todas as portas dos armários, deve ter coisa encaixotada la que você nunca usou e continua sem previsão pra usar, que tal desapegar? sim, retire do armário, olhe a caixinha de remédios, jogue todos com a validade vencida e já faça uma listinha pra comprar algum novo pra não faltar, olhe gavetas, panos de pratos velhos, panelas, copos que você ganhou e não gosta do modelo, xicaras, bules, etc tudo que você não usa no seu dia a dia ou já esta precisando trocar, sim descarte os muito velhos e faça a listinha pra repor, tipo tabua de carne, escorredor de louça, entre outros que vão ficando velhos e não nos damos conta e não são caros. Aproveite e olhe a dispensa pra ver senão tem nenhum alimento que já venceu, descarte.
 
Na lavanderia, descarte pregadores velhos, quebrados, vassouras velhas, cabo descascados que já estão na hora de renovar essa área também, na loja Tokstok vi alguns lindos rosa, laranja, de poá coisa mais fashion pra se ter em casa. :)) e por que não, né?
 
Porão / quarto da bagunça : façam a mesma coisa, separe coisas que tem utilidade das que não tem. Descarte-as que não tem utilidade e venda ou doe as que tem utilidade, hoje temos a OLX entre outras pra anunciar de forma gratuíta.
 
Pra você que não quer ter muito trabalho, objetos de cozinhas, bem como todos os itens que citei acima podem ser doados para o exército da salvação e eles retiram em sua residência, olha só que coisa boa. Vejam como funciona e pra quem se destinam as doações no www.exercitodoacoes.org.br
 

Façam isso minhas queridas e entre 2015, eu já fiz isso esta semana aqui em casa e nossa é uma sensação de limpeza e leveza impagável.
 
Espero que tenham gostado das dicas!
 
beijoooo!
 
Fe Cardoso 

Você pode gostar também

0 comentários: