Estampa Ă© um tema recorrente de dĂșvidas, algumas pessoas nĂŁo gostam por nĂŁo saber usar e outras usam demais sem pensar nos detalhes e por vezes acabam se sabotando.

As estampas transmitem ilusão de ótica, ou seja, ilusÔes que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não estå presente ou fazendo-nos ver de um outro modo.

Portanto, observe:

- o tamanho da estampa;
- o efeito que ela imprimi no corpo;
- se ela amplia as formas;
- se diminui as formas;
- qual parte do corpo ela deixa em foco;
- o contraste que ela da em relação a sua coloração pessoal;

SĂŁo detalhes para se atentar antes de apostar nas estampas. E como tudo que vestimos, o tipo de estampa que escolhemos fala sobre nĂłs, expressa nosso estilo, portanto, nĂŁo ha porque ter medo, basta aprender usar a seu favor.

Dicas certeiras:

É sempre mais fĂĄcil e seguro combinar peças estampadas com peças lisas. Neste caso, escolha uma cor da estampa pra compor com essa peça lisa. Importante tambĂ©m Ă© lembrar que a peça estampada serĂĄ o ponto de destaque do look. Levando isso em consideração, destaque a parte do seu corpo que queira valorizar. 

Se quiser misturar estampas, escolha uma mesma cor de uma das peças para repetir na outra. Algo essencial, neste caso, é estabelecer um elo entre uma estampa e a outra, para não ficar um contraste confuso no visual.


Usar o mesmo tipo de estampa e tamanhos diferentes e/ou mudando a cor das peças também funciona super. Usar uma estampa bem pequena (podendo ser apenas uma textura) e outra com um tema grande, faz uma combinação bem equilibrada.


Agora se a estampa for em um vestido/peça Ășnica, observe sempre o tamanho desta estampa, pois estampas grandes ampliam visualmente nosso corpo e estampas pequenas diminuem visualmente. Prestanto atenção a isso, escolha um dos tons mais neutros do vestido para a escolha dos calçados e por ultimo observe tambĂ©m se a estampa escolhida harmoniza com sua coloração pessoal.


Quando falo de contraste pessoal, me refiro a diferença de cor de cabelos, sobrancelhas e olho em relação a cor da pele.

Dizemos que a pessoa que nĂŁo tem diferença entre coloração de cabelos, olhos e sobrancelhas possuem baixo contraste como pessoas de pele clara e pele negra, vide  abaixo:


Ja pessoas que tem certa diferença entre a coloração dos cabelos, sobrancelhas e olhos, nomeamo-as de médio contraste.


E pessoas com uma grande diferença na cor da pele em relação aos olhos, cabelo e sobrancelhas, nomeamo-as de alto contraste.



Repetir o contraste natural na combinação das cores e estampas do look garantem harmonia a sua imagem. Experimente!;)
Espero que tenham gostado!!

beijo,

Fe Cardoso