comportamento,

A importância da Imagem Pessoal

abril 13, 2015 Fe Cardoso 0 Comments



Você sabia que a percepção de um indivíduo é formada em apenas 15 segundos? A chamamos de COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL, e esta responde por 93% desta formação imediata criada por nosso cérebro em uma primeira impressão casual.
Imagem pessoal é a marca que você deixa nas pessoas, é como será lembrado – positiva ou negativamente.

Com esta definição podemos avançar na ideia de que no mundo moderno os profissionais bem sucedidos são aqueles que mantêm uma imagem pessoal positiva. Para tanto usam seu poder pessoal para conquistar seus objetivos, superar os obstáculos, vencer as barreiras e dificuldades do dia-a-dia. Constroem uma base de valor pessoal sólida. Sabem “quanto vale o seu passe”.

Agir com elegância, discrição e sobretudo, ética é um passo a mais para o sucesso.

A verdade é que hoje para ser eficiente, o marketing pessoal deve ser sutil e inteligente a começar pela aparência. Desfilar grifes, por exemplo, não faz de você um profissional respeitado. O resultado pode até ser o contrario e revelar que, na falta do que falar, você esbanja na aparência.

O que não se pode negar, no entanto, é que o primeiro julgamento é o visual, a partir do visual podemos perceber a que grupo uma pessoa pertence, se é cuidadosa ou não pelo seu penteado, se é calma ou agitada pelo modo de andar, sentar e falar, ou seja, fazemos logo um julgamento de alguém que nem conhecemos.

Se isto é correto, não sei. O que sei é que cada vez mais é importante cuidarmos da nossa imagem, porque querendo ou não seremos julgados pelo inconsciente da pessoa que nos vê.

E não importa onde estivermos, Brasil, EUA ou qualquer outro lugar, o fato é que levamos pra onde formos o nosso jeito e nossas referências.

No mercado de trabalho a imagem pessoal tem muito valor, não importa ser bonito ou feio, na verdade existe uma grande diferença entre ser bonito fisicamente e ter uma boa aparência. Uma pessoa pode possuir uma beleza física padrão e não ter uma boa imagem pessoal, o que quer dizer que ela pode usar roupas amassadas, cabelos desgrenhados, unhas mal feitas, etc. Já uma pessoa de boa aparência é aquela que pode não possuir uma beleza física padrão, mas tem um bom corte de cabelo, unhas em dia, barba bem feita e roupas em ordem.

"A sua imagem pessoal é o seu cartão de visita."

A sua imagem pessoal, não é única, ela precisa se adequar a diferentes ocasiões como ao ambiente de trabalho ou lazer, mas sem esquecer-se de você, do seu estilo, do seu gosto, a sua imagem pessoal deve estar sempre adequada e bem cuidada, ela é a embalagem do seu produto.

O seu produto é você, os seus conhecimentos, habilidades, técnicas e outras qualidades que você possui. A sua embalagem é a sua aparência, o seu visual, é a primeira informação que o outro tem de você.

É verdade que a sua imagem pessoal não lhe garante um emprego, um contrato, uma namoro ou até mesmo um casamento, pois uma embalagem sem conteúdo não tem muita força, mas sem ela dificilmente terá mais que um primeiro contato.

Por isso é muito importante estarmos sempre adequados e sabermos utilizar das ferramentas: roupas, acessórios, make-up, um pouco de cultura e conhecimentos gerais para transmitir a imagem que gostaríamos.
Fe Cardoso, Consultora de Imagem e Estilo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Direto de Montreal, compartilho o artigo que escrevi para coluna de Moda da Revista Brazil USA - Malborough, lançada no ultimo 09 de abril de 2015. Esta é uma revista americana feita para brasileiros que vivem nos Estados Unidos. E como foi o lançamento de mais uma revista do grupo Brazil USA, achei o tema bem apropriado para abrir a sessão de Moda que falaremos mais nos próximos meses, afinal antes de seguir a moda ou saber como usar o que esta em evidência da melhor forma, temos que saber qual imagem queremos passar e antes disso saber o quanto ela é importante em todas as áreas de nossa vida.

                                             
Ilustração do meu Artigo na revista.

beijos,

Fe Cardoso

Você pode gostar também

0 comentários: